Novembro Azul – Câncer de Prostata Canina

cancer-prostata-caninaNovembro azul é dedicado a conscientização sobre o câncer de próstata em geral, é comum ouvir que homens possuem câncer de próstata, mas é bom lembrar que todo ser do sexo masculino pode contrair a mesma.

No caso dos cães podem o cancro da próstata é muito mais insidioso (não aparentam gravidade) comparando-se aos seres humanos. O câncer de próstata tem um elevado potencial metastático (espalhar a partir do lugar onde se iniciou para outro local do corpo como pulmões, ossos, coluna vertebral,..).

 

cachorro-velhoO câncer de próstata pode afetar tanto cães castrados como inteiros, sendo que a maior probabilidade está nos inteiros, os efeitos da testosterona sobre a glândula ao longo do tempo provoca a doença. Muitas vezes, leva a hipertrofia benigna da próstata (HBP) em cães machos mais velhos (A probabilidade do surgimento de câncer de próstata em machos com mais 8 anos é alta).

Os sintomas do câncer de próstata tendem a desenvolver-se gradualmente e incluem anormalidades ao urinar, esforço para defecar, secreção sanguinolenta no pênis, claudicação ( é um termo utilizado para definir dor, cansaço ou sensação de fraqueza nas pernas que ocorre durante o exercício (caminhadas)), letargia (Estado de inconsciência que se assemelha ao sono profundo), falta de apetite, perda de peso, fraqueza e depressão.

 

Outras alterações incluem postura corcunda, postura estranha ao urinar, necessidade de urinar com mais frequência sem produzir urina suficiente

ATENÇÃO: Cães afetados podem exibir um, alguns, a totalidade ou nenhum desses sintomas.

Os proprietários que notarem algum destes sintomas deverão levar o seu cão a um veterinário o mais rápido possível para diagnóstico e realizar o tratamento.

Tratamento do câncer de próstata canino não é passível de cirurgia por causa de sua localização. Então, as outras opções disponíveis incluem quimioterapia e radioterapia, e dependendo do caso pode ser tratada com a castração.  A taxa de sobrevivência média é de 6 semanas- 1 ano.

Deixe seu comentário